quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estilo: Shabby Chic

Podemos iniciar pela tradução literal do termo que é Desgaste Chic...  este estilo tem, como inspiração inicial, as casas de campo na Grã-Bretanha. Nestas encontram-se móveis desgastados, porém elegantes, exibindo resquícios de pinturas antigas...


 O termo foi utilizado pela primeira vez, na revista  The World of interiors na década de 1980 e tornou-se popular nos EUA durante os anos 90.


Reutilização de móveis e tecidos antigos é um aspecto importante no estilo,que tornou-se especialmente popular entre artistas e artesãos que iniciaram um movimento marginal de contra-cultura durante os anos 80, quando tornou-se inacessível ter uma decoração realmente elegante. Foi quando os ambientes Shabby passaram a ser considerados obras artísticas.

Fonte: http://www.addicted2decorating.com/room-of-the-day-41.html

Os tecidos utilizados são preferencialmente, o algodão e linho... inspirados por velhos lençóis franceses, podem ser manchados até mesmo por chá, para dar-lhes a aparência de antigos. 
Branco puro e tons pastéis, são as cores predominantes... onde se inclui cores suaves e neutras como o azul celeste, tons de rosa e bege.



A essência do estilo hoje é a utilização de mobília antiga, vintage... ou mesmo, transformar móveis novos através de técnicas de pintura desgastadas por lixas, para deixar aparente as tintas das camadas inferiores ou a própria madeira.



                   
Fonte: http://www.pairstudio.co.uk/shabby-chic-kitchen/

Peças antigas como armários de geléias e cofres são populares da decoração Shabby.


É um estilo suave, feminino, despretensiosamente romântico... acima de tudo, confortável e convidativo.

Fonte: http://materialgirlsblog.com/dallas/2009/03/11/an-armoirere-purposed/

O objetivo final, seria dar ao ambiente uma elegância natural, que conforte os olhos e faça-nos relaxar.


Simplicidade e clareza, são essenciais. Deve refletir qualidade em oposição a moda volúvel, passageira.

Fonte: http://auctiongirlvintage.typepad.com/auction_girl_vintage/2009/02/sign-of-the-times-shabby-chic-files-chapter-11.html



Peças antigas como armários de geleias e cofres são populares da decoração Shabby.

Fonte: http://www.finedivingchicago.com/?p=5207

Reutilização de móveis e tecidos antigos é um aspecto importante no estilo, juntamente com almofadas, colchas de chenille e lustres vintage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário