Podemos iniciar pela tradução literal do termo que é Desgaste Chic... este estilo tem, como inspiração inicial, as casas de campo na Grã-Bretanha. Nestas encontram-se móveis desgastados, porém elegantes, exibindo resquícios de pinturas antigas...
O termo foi utilizado pela primeira vez, na revista The World of interiors na década de 1980 e tornou-se popular nos EUA durante os anos 90.
Reutilização de móveis e tecidos antigos é um aspecto importante no estilo,que tornou-se especialmente popular entre artistas e artesãos que iniciaram um movimento marginal de contra-cultura durante os anos 80, quando tornou-se inacessível ter uma decoração realmente elegante. Foi quando os ambientes Shabby passaram a ser considerados obras artísticas.
Branco puro e tons pastéis, são as cores predominantes... onde se inclui cores suaves e neutras como o azul celeste, tons de rosa e bege.
A essência do estilo hoje é a utilização de mobília antiga, vintage... ou mesmo, transformar móveis novos através de técnicas de pintura desgastadas por lixas, para deixar aparente as tintas das camadas inferiores ou a própria madeira.
Fonte: http://www.pairstudio.co.uk/shabby-chic-kitchen/
Peças antigas como armários de geléias e cofres são populares da decoração Shabby.
É um estilo suave, feminino, despretensiosamente romântico... acima de tudo, confortável e convidativo.
O objetivo final, seria dar ao ambiente uma elegância natural, que conforte os olhos e faça-nos relaxar.
Simplicidade e clareza, são essenciais. Deve refletir qualidade em oposição a moda volúvel, passageira.
Peças antigas como armários de geleias e cofres são populares da decoração Shabby.
Reutilização de móveis e tecidos antigos é um aspecto importante no estilo, juntamente com almofadas, colchas de chenille e lustres vintage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário