sábado, 25 de agosto de 2012

Estilos de Bonsais

O bonsai mistura arte e horticultura de tal maneira que se torna um passatempo satisfatório tanto para um iniciante quanto para um entusiasta experiente. Ele tem facetas que atraem os artistas dedicados, naturalistas e amantes de plantas, e explorar as várias facetas do bonsai pode se tornar uma paixão para toda a vida. O bonsai é a antiga arte de revelar e honrar a natureza, cultivando-a em miniatura.



Principais Estilos de Bonsais

Raiz abraçada à rocha ou Planta sobre pedra (Sekijoju, Ishitsuki) é um estilo que usa as raízes retorcidas de alguns tipos de árvores como elementos do formato, ajustando-as sobre ou ao redor de pedras como parte de uma estrutura visual e irregular que fica exposta.


                                         Fonte: http://modesoli.com.br/sobonsai/?p=356

 Paisagem (Saikei) é um estilo que cria a ilusão óptica de um ambiente em miniatura, com elementos como pedras, musgos, gramas e até mesmo água.


                                                 Fonte: http://aidobonsai.com/tag/florestas/

 Vassoura (Hokidachi) é um estilo que cria a simetria e o equilíbrio de uma folhagem em meia lua que sai de um único tronco reto.

                Fonte: http://www.agb-bonsai.com.br/site/bonsai/estilos/61-hokidachi.html

Literati (Bunjin, Bunjingi) é um estilo de bonsai caracterizado pelo foco na perspectiva. Imagine uma árvore no topo de uma montanha e vista de baixo. O tronco longo e fino, e a folhagem escassa no topo do estilo literati recriam essa visão de distância. A noção de altura também é enfatizada por meio do uso de um vaso pequeno e oval, ou redondo.


                              Fonte: http://www.bonsaiempire.com/progressions/juniper-literati

Cascata (Han-Kengai, Kengai) é um estilo de bonsai que geralmente parece com uma árvore solitária que se agarra à face de um penhasco e é castigada pelo vento. A aparência do cipestre solitário é dramática, e mostra o grande valor do vaso apropriado no bonsai. O bonsai em cascata exige um vaso mais fundo, para compensar o desequilíbrio inerente de peso neste formato. Esse formato pode ser extremo, com as folhagens ultrapassando a borda do vaso (Kengai), ou modificado para se inclinar paralelamente à borda (Han-Kengai), como uma árvore que se estende parcialmente sobre o lado de um penhasco.


Inclinado (Shakan, Fukinagashi) é um estilo de bonsai caracterizado pelo tronco inclinado, que cresce formando um ângulo de 45 graus com a base da árvore. Os ramos acompanham o ângulo do tronco, sendo que o primeiro ramo para compensação se sobressai na direção oposta no estilo Shagan.



Moyogi é um formato ereto menos formal que ainda apresenta uma silhueta relativamente reta, mas pode ter um tronco e galhos mais sinuosos.



Ereto (Chokkan) é um estilo formal de bonsai que incorpora um formato triangular equilibrado de forma clássica, um único tronco reto e os galhos dispostos em três.

 Fonte: http://www.bonsaigyn.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=113


Sobre o Ficus e como tratá-lo

O Ficus é extremamente popular no mundo todo, especialmente cultivado em vasos. Na decoração de ambientes internos. Apesar de ser uma árvore, é tratada normalmente como um arbusto. Seu crescimento rápido e facilidade de manuseio tem o tornado uma planta muito popular para os iniciantes de bonsai. 

Como Cuidar:


O Ficus precisa de alta a média luminosidade, preferindo luz direta. Ele tolera baixas luminosidades, mas o crescimento será mais aberto. Ele cresce melhor em umidades do ar medianas (entre 30 a 60%).




Deixe a terra secar levemente antes de regar novamente, mas não deixe o solo encharcado constantemente.



Para manter a boa aparência da planta, corte os galhos maiores, e não somente a ponta dos galhos menores. Seu caule pode ser modelado e trançado quando plantado em grupos, dando um charme extra à planta. Mas tome cuidado com a seiva leitosa da planta, pois o látex é tóxico, e pode causar irritação na pele e também manchar roupas.



Quando as condições climáticas mudam a planta comumente derruba boa parte das folhas, mas novas folhas surgem rapidamente se as condições forem favoráveis.


Troca de vaso: Troque de vaso a cada três anos. Na troca de vaso, pode cerca de um terço das raízes. Feito isso, você pode inclusive colocar a planta no mesmo vaso de onde você retirou, com um solo novo.

Como reproduzir: A planta pode ser facilmente multiplicada por estacas feitas de ramos retirados dos galhos.





Além do prazer da jardinagem famliliar que o bonsai oferece, há uma verdadeira união filosófica com a natureza.
Escolha seu bonsai e cultive sem medo

Nenhum comentário:

Postar um comentário