quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Abajur de Lata : Upcycling

Em mãos criativas, objetos que não tem função em decoração de interiores podem virar matérias-primas no desenvolvimento de mobiliários e luminárias upcycle.
Upcycle significa transformar algo que já está no fim de sua vida útil em algo útil sem que precise passar pelos processos de reciclagem. Esse material é utilizado tal e qual está e vai gerar novos produtos. 
O primeiro registro de uso do termo upcycling foi por Reine Pilz, em 1994.
"Reciclagem", disse, "Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos".
Agora se não deu para reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem separando tudo corretamente.


             Lata vazia recebe uma nova pintura, sendo reutilizada como base para abajur:
   http://www.shelterness.com/10-ideas-to-refresh-your-interior-using-japanese-masking-tape/

Exemplificando a tendência, trazendo-a para o nosso dia-a-dia, a dica é observar o tipo de lixo que está sendo gerado dentro da sua casa. 
Quais dos objetos que estão sendo descartados ainda poderiam ser úteis para facilitar a rotina ou mesmo dar um toque sofisticado a um determinado ambiente?
Enfim, seja você uma ambientalista convicta ou apenas alguém que quer contribuir positivamente com o futuro do planeta, lembre-se que adotar essas pequenas práticas pode tornar a vida humana mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

2 comentários:

  1. adorei o abajur ...principalmente para enfeitar minha pérgola que tenho no meu quintal...a ideia foi realmente tudo que eu estava precisando...agradecida

    ResponderExcluir
  2. adorei o abajur ...principalmente para enfeitar minha pérgola que tenho no meu quintal...a ideia foi realmente tudo que eu estava precisando...agradecida

    ResponderExcluir