sábado, 1 de setembro de 2012

Uso das Cores


Quando se fala em decoração de um ambiente, se pensa em objetos, papel de parede, mas poucas pessoas dão importância à cor que este terá. 
As pessoas não se preocupam muito, mas sentem sem saber. A coloração está intimamente ligada ao estado de espírito.
...

Na hora da seleção das cores nos ambientes os designers de interiores utilizam um acessório que os ajudam na correta combinação. Este acessório é o circulo cromático que  sofre divisões formando composição ordenadas de cores, conhecido como Color Block


Cores Monocromáticas: resultante de uma mesma cor da roda das cores 
Cores Complementares: cores opostas na roda das cores
Cores Análogas: formada de uma cor primária com duas cores vizinhas.
Cores Triádicas: usamos três cores equidistantes no circulo cromático.







 Ambientes Monocromáticos


Ambientes monocromáticos levam à introspecção, por isso requer cuidados para não sobrecarregar o ambiente!
Podem eliminar a sensação de divisão, transmitindo leveza e modernidade. 
As cores claras iluminam e dão uma sensação de amplitude ao espaço, realçando a beleza dos móveis e dos acessórios. 
... 

Mas se o objetivo é criar uma sensação mais intimista e aconchegante para um ambiente amplo, a opção certa são as cores mais escuras.
Dar atenção aos acabamentos, materiais e estampas de cada uma das peças chaves do ambiente é muito importante nesse caso.


                                                

                      Ambientes em Complementares
                               
Normalmente, a combinação dessas cores dá muito contraste. Elas passam uma sensação energizante, de alegria, já que são coisas muito diferentes.
Consideramos uma parte da roda como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para conseguir o desejado equilíbrio colorido. 
Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, pode aqueça-la um pouco com a sua cor complementar – o laranja; porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito ruidoso. 




 Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares – neste caso seria o laranja e escolheríamos um tom mais suave como um laranja queimado ou claro, que são ambas cores harmoniosas.




A dica infalível para quem não quer errar na hora de combinar estas cores em toda casa, tanto como em paredes, móveis, acessórios e etc, é sempre utilizar a cor oposta a escolhida.
Descrevendo apenas uma particularidade, uma sempre pertencerá à família das cores frias e a outra das cores quentes. 
Cores complementares colocadas lado a lado, uma sempre ira intensificar a outra fazendo-as parecer mais luminosas do que na verdade são. 






Uma curiosidade a respeito das cores complementares, é que quando as combinamos perfeitamente, na tonalidade correta, misturando-as... resultará sempre no cinza.
Cores complementares são importantes para dar harmonia ao ambiente.




                         
                
                   Ambientes em Análogas

Este esquema utiliza duas ou mais cores "vizinhas" no Círculo de Cores.
Composição formada de uma cor primária com duas cores vizinhas.


  
Também conhecida como harmoniosa, estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores.

...

Sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem uma vez aplicadas na decoração, principalmente se juntar tonalidades menos intensas com tonalidades mais vibrantes.

                                            

                       Ambientes em Tríade

Consiste basicamente em escolher três cores no circulo cromático de forma que a distância entre essas cores, por serem iguais entre si, formem um triângulo. Repare na imagem acima as cores no esquema triádico e veja como estão presentes abaixo:



Esta harmonia é interessante por dar um contraste bem vibrante, mas não tão forte como as complementares ou contrastantes.
Para usar este esquema na sua decoração:
Acrescente brancos e neutros  – quanto menor o ambiente, mais utilize brancos e neutros, para evitar exageros.
Não use as cores diferentes na mesma “quantidade”, sempre enfatize uma delas. Fica mais interessante.
Você pode variar os tons das cores.
Você pode, trocando somente os acessórios de uma sala com base neutra, mudar a combinação e ter uma sala diferente toda semana!



Cores Neutras

Finalmente, preto, branco e cinzas não aparecem no círculo cromático. Isso porque  não são realmente cores, no sentido estrito do termo. São chamados de neutros.

                                                        

O conjunto de cores neutras  são de suma importancia, visto que agem como cores de ligação, produzindo"ventilação" adequada e impedindo um resultado inrritante aos olhos. 



Nesta categoria de neutros, podem ser incluídas outras cores como os marrons, beges e cremes. Além de sua importância na mistura com outras cores, criando tons mais escuros e cores neutralizadas, os neutros são muito úteis na criação de contrastes com qualquer cor do esquema.



Combinam com praticamente todas as outras cores da roda e são um excelente ponto de partida para quem se está a iniciar na decoração ou não quer arriscar muito. Com as cores neutras, é fácil aquecer a divisão com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios.


 Ainda teríamos muito à falar sobre o uso das cores em decoração de interiores...
Mas isto fica para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário